sexta-feira, 9 de março de 2012

REABILITAÇÃO CARDÍACA REALIZADA NO MEIO AQUÁTICO

Um estudo realizado com 24 pacientes com doença arterial coronariana (DAC), ou seja, presença de placas de gordura nas artérias do coração, e 24 pacientes com insuficiência cardíaca sistólica (ICS), ou seja, redução da capacidade de contração do coração, avaliou-os antes e após 3 semanas de um Programa de Reabilitação Cardíaca (PRC), 5 vezes por semana, sendo alocados metade dos pacientes em cada grupo desses para realizá-los todo em terra (grupo terra = GT) e os demais em uma piscina aquecida, dentro de 1,3 metros de água (grupo água = GA).Todos os pacientes encontravam-se clinicamente estáveis.
Os autores do estudo concluíram que um PRC realizado em meio aquático, pode conferir benefícios adicionais em portadores de ICS compensada.Todos foram submetidos a um Ecocardiograma (exame que avalia o coração através de ondas de ultrassom) e a um TCPE (teste cardiopulmonar ou ergoespirometria) antes e após o programa. Os resultados mostraram que nenhum paciente teve evento adverso, nem piora dos parâmetros ecocardiográficos em repouso.
O GA, inclusive, teve um pequeno aumento da FEVE (fração de ejeção do ventrículo esquerdo), um parâmetro do ecocardiograma que avalia a capacidade de contração cardíaca). Embora tenha havido melhora geral em todos os pacientes, no GA foi verificado um significativo aumento da potência de pico e da frequência cardíaca máxima alcançadas.
A conclusão do trabalho foi que os exercícios foram bem tolerados dentro d'água tanto quanto em terra, não foram observados efeitos deletérios, e que no GA dos pacientes com ICS compensada ainda foi possível ver pequena mas significativa melhora em algumas variáveis do ecocardiograma e do TCPE.
Autor: Dr. Fernando Cesar de Castro e Souza - Revista do DERC (Departamento de Ergometria e Reabilitação Cardíaca da Sociedade Brasileira de Cardiologia).

Fonte:Journal of Cardiac Failure 7/3/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IHRSA 2010

Aconteceu em São Paulo o maior encontro de negócios em fitness e bem-estar da América Latina.
Nos dias 2,3 e 4 de setembro de 2010.
Mais informações acesse http://www.fitnessbrasil.com.br/

RUNNING SHOW

Aconteceu em São Paulo a Running Show 2010 de 29 de julho a 01 de agosto.
Quer ver as reportagens, fotos e videos do evento acesse o site http://www.runningshow.com.br/

V CONGRESSO ATIVIDADES DE AVENTURA

Aconteceu em SBC o V Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, para maiores informações acesse:
http://www.congressocbaa.com.br/
Eu estive lá vejam as fotos da oficina de Montain Board http://amsesporteaventura.blogspot.com/