domingo, 15 de maio de 2011

ASMÁTICOS PRECISAM CONTROLAR DOENÇA PARA TER BENEFICIOS COM ESPORTES

Atividades físicas melhoram condicionamento, mas exigem dedicação ao tratamento

A prática de atividades físicas pode ser benéfica para os portadores de asma, mesmo que eles sintam mais dificuldades para praticar esportes. Mas é preciso que eles sigam uma condição: manter o tratamento contínuo da doença.
A pediatra Zuleid Dantas Linhares Mattar, presidente do Conselho dos Programas de Asma e Rinite (COPAR), afirma que existe um mito de que a criança asmática precisa ser super protegida.
- Quando o clima não está bom, alguns pais não saem de casa, o que pode ser pior, por causa de um possível contato com pó, ácaros, etc. Às vezes é melhor sair.
Não existe nenhuma contraindicação a esportes. O importante é "tomar a medicação de forma certa", diz Zuleid.
- O esporte é benéfico porque melhora todo o condicionamento físico do paciente.
Para a coordenadora do Ambulatório de Asma da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Lilian Ballini Caetano, o asmático não é privado de fazer esporte, "o único problema é que ele tem que estar clinicamente controlado para poder realizar as atividades".
- Esportes ajudam e a natação é a modalidade mais completa. Mas muitos asmáticos acreditam que esse esporte cura a asma, o que não é verdade. O paciente precisa ter a doença controlada para conseguir um desempenho melhor na natação.
O controle é feito com medicação anti-inflamatória, que previnem as inflamações alérgicas que provocam as crises. Mas, além do controle, é preciso ter cautela com as condições em que se pratica o esporte. No caso da natação, Zuleid afirma que uma piscina com cloro ou extremamente aquecida (que pode causar choque térmico) é uma fonte de crise asmática.
- O cloro é irritante da via aérea, por isso é melhor procurar uma piscina aberta ou salinizada.
O maior inimigo da asma, contudo, continua sendo o cigarro, segundo Zuleid.
- Aliás, ele é o vilão de muitas doenças.

Crises no esporte e medicação
Como a pratica de esportes depende do controle da doença, o acesso aos medicamentos deve ser amplo, segundo o médico alergista Flavio Sano, diretor da Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia.
- Por isso é importante o governo distribuir essa medicação, que é caríssima. Com esse acesso, melhora a condição do paciente, que controla mais a doença e vive normalmente.
Alguns pacientes podem apresentar asma por causa dos exercícios. Isso ocorre quando um esforço desencadeia uma crise asmática. Segundo Sano, esses casos estão mais relacionados com exercícios de alta demanda aeróbica, como corrida e ciclismo.
- O paciente controlado dificilmente entra em crise pelo exercício. Porém, quando ele apresenta a crise, a medicação indicada são os broncodilatadores.
fonte:www.midianews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IHRSA 2010

Aconteceu em São Paulo o maior encontro de negócios em fitness e bem-estar da América Latina.
Nos dias 2,3 e 4 de setembro de 2010.
Mais informações acesse http://www.fitnessbrasil.com.br/

RUNNING SHOW

Aconteceu em São Paulo a Running Show 2010 de 29 de julho a 01 de agosto.
Quer ver as reportagens, fotos e videos do evento acesse o site http://www.runningshow.com.br/

V CONGRESSO ATIVIDADES DE AVENTURA

Aconteceu em SBC o V Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, para maiores informações acesse:
http://www.congressocbaa.com.br/
Eu estive lá vejam as fotos da oficina de Montain Board http://amsesporteaventura.blogspot.com/