quarta-feira, 16 de junho de 2010

VIGOREXIA OU OVERTRANING

Vigorexia ou Overtraning


A Vigorexia é um transtorno no qual as pessoas praticam exercícios esportivos de forma contínua, com uma valorização praticamente "religiosa", a ponto de exigir capacidade sobre-humana dos limites corporais. Mesmo que orientado por médicos ou especialistas da área, o indivíduo se entrega ao exagero desmedido das práticas esportivas sem perceber que o exercício está fazendo o efeito contrário ao que se propõe: a saúde equilibrada.



A Vigorexia está nascendo no seio de uma sociedade consumista, competitiva, frívola até certo ponto em que o culto à imagem acaba adquirindo, praticamente, a categoria de religião. Funciona como se o indivíduo se tornasse um "deus", alguém além das faculdades humanas comuns. Aliás, esta é a necessidade emocional que se reflete diretamente sobre o corpo e suas dimensões. Como geralmente esta necessidade emocional não é sanada pelo corpo, o emocional se sobrecarrega exigindo maior demanda para o corpo e o ciclo se torna interminável, prejudicando profundamente a saúde.



Mais comum em homens, a Vigorexia, se caracteriza por uma preocupação excessiva em ficar forte, isso a todo custo. Apesar dos portadores desses transtornos serem bastante musculosos, passam horas na academia malhando e ainda assim se consideram fracos, magros e até esqueléticos. Esta consciência se reflete também no emocional, sendo que geralmente existe uma baixa auto-estima, questões mal resolvidas no período da adolescência, necessidade de perfeição, narcisismo infantil, carências afetivas que tem que ser escondidas pelos músculos.



As conseqüências normalmente são reações semelhantes ao estresse, tais como: insônia, falta de apetite, irritabilidade, desinteresse sexual, fraqueza, cansaço constante, dificuldade de concentração, entre outras.



As calorias ingeridas por esses indivíduos, são minuciosamente calculadas com o objetivo de controlar tudo o que se ingere, eliminando as gorduras e ingerindo muitas proteínas acabam por sobrecarregar as funções hepáticas. A Vigorexia causa problemas físicos e estéticos, como por exemplo, a desproporção displásica, também entre o corpo e cabeça, problemas ósseos e articulares devido ao peso excessivo, falta de agilidade além do encurtamento de músculos e tendões. A situação se agrava quando surge o consumo de esteróides e anabolizantes, com o objetivo de conseguir "melhores resultados". O consumo destas sustâncias aumenta o risco de doenças cardiovasculares, graves lesões hepáticas, disfunções sexuais, diminuição do tamanho dos testículos e maior propensão ao câncer da próstata.



Características comuns da Vigorexia (comuns também na Anorexia):



- Preocupação exagerada com o próprio corpo;

- Distorção da imagem corporal;

- Baixa auto-estima;

- Personalidade introvertida;

- Fatores sócio-culturais comuns;

- Tendência a auto medicação;

- Compulsão ao perfeccionismo;

- Modificações da dieta.



http://www.exercitandosaude.com.br




Fonte:Exercitando Saúde 16/6/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

IHRSA 2010

Aconteceu em São Paulo o maior encontro de negócios em fitness e bem-estar da América Latina.
Nos dias 2,3 e 4 de setembro de 2010.
Mais informações acesse http://www.fitnessbrasil.com.br/

RUNNING SHOW

Aconteceu em São Paulo a Running Show 2010 de 29 de julho a 01 de agosto.
Quer ver as reportagens, fotos e videos do evento acesse o site http://www.runningshow.com.br/

V CONGRESSO ATIVIDADES DE AVENTURA

Aconteceu em SBC o V Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura, para maiores informações acesse:
http://www.congressocbaa.com.br/
Eu estive lá vejam as fotos da oficina de Montain Board http://amsesporteaventura.blogspot.com/